“…o nosso jornal, que tomou o título de O 5 de Abril. Este título não é mais do que uma homenagem á, para nós gloriosa, data que assignala a asssignatura do decreto de ouro, com que o benemerito Governo do Estado, houve por bem, conceder-nos a tão almejada autonomia…”
O trecho acima, na grafia original de época, integra um Editorial publicado na página 2 da primeira edição do jornal O 5 de Abril, em 6 de maio de 1927. Foi o primeiro jornal do município de Novo Hamburgo. A edição inaugural circulou um mês após a emancipação.
Em outro trecho, o Editorial deixa claro alguns objetivos do novo jornal: “…o nosso principal objectivo, trabalhar pela união da collectividade do nosso município, sem duvida factor primordial do seu progresso…”
Os idealizadores do jornal foram Leopoldo Petry e Hans Behrend – proprietário de uma tipografia no Centro, onde o jornal foi impresso por 35 anos: de 1927 a 1962. Por mais de três décadas, o diretor de O 5 de Abril foi Werner Behrend, considerado o Patrono da Imprensa de Novo Hamburgo. A sede fica na esquina das ruas Bento Gonçalves e Mariano de Matos.
Até 1942, publicava textos em alemão e português. Com o Brasil ingressando na Segunda Guerra Mundial, o idioma alemão foi proibido no país e o jornal seguiu apenas com textos em português.