A Cidade das Rosas completou nesta sexta-feira, 19, três anos da primeira aplicação da vacina contra a Covid-19. Desde lá, mais de 180 mil doses de imunizantes contra a doença já foram aplicadas, sendo que as primeiras pessoas a receberem a vacina no município foram as profissionais da área da saúde, a técnica em enfermagem Sheila Stucker e a médica Yulieth Perez Hernandes.
Conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 18 de janeiro de 2024, já foram aplicadas 183.217 vacinas em Sapiranga, sendo que 93% da população já recebeu pelo menos uma dose, e 53,5% está com o esquema vacinal completo. Confira os números completos:
1ª dose: 66.155
2ª dose: 61.361
Dose única: 2.686
Dose reforço D3: 33.151
Dose reforço D4: 13.756
Dose adicional: 6.108
Imunizantes da Covid-19 no calendário de vacinações de rotina
Desde o dia 1° de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Com isso, crianças de 6 meses a 4 anos devem realizar o esquema vacinal com três doses, seguindo o intervalo de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose, e 8 semanas entre a segunda e a terceira. A aplicação dessas vacinas acontece nas terças-feiras, das 7h às 18h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) São Paulo, João Goulart e Morada São Luiz. Conforme o setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, em breve todas as unidades de terão doses disponíveis para aplicação.
Também as pessoas que fazem parte do grupo prioritário com 60 anos ou mais, imunocomprometidas e gestantes e puérperas devem receber a cada 6 meses uma dose da vacina bivalente. Além desse grupo, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais da saúde, pessoas com deficiência permanente e comorbidades, maiores de 18 anos privados de liberdade e seus funcionários, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua devem receber uma dose por ano. Para ambos os grupos é necessário obedecer o intervalo de 6 meses da última dose.