Ano novo, vida nova, planos feitos, resoluções escolhidas, sonhos sonhados. Cada um faz as suas escolhas. Mas em ano com eleições municipais, vamos ser coletivos. Mesmo que as preferências sejam diversas, a maioria definirá a prefeita ou prefeito de cada cidade. Juntos, escolheremos as novas composições das câmaras de vereadores. “Mas João, o ano recém começou e tu quer falar dos que vão tomar posse dentro de 365 dias?” Sim! E vocês vão entender por que.
O calendário eleitoral foi aberto em outubro, um ano antes do pleito. Até o dia 5 de abril, os futuros candidatos devem definir os partidos pelos quais vão disputar a eleição. O prazo também vale para o domicílio eleitoral, com um porém: a transferência, se for o caso, precisa ser feita seis meses antes, mas é fundamental comprovar que reside e tem vínculos com a cidade escolhida a pelo menos três meses (nove meses antes do pleito).
Vejam só: faltam dez meses para as eleições. Até lá, 278 dias de negociações, definições, escolhas partidárias, pré-campanha e campanha. Para quem acha que é muito, uma coisa é certa: não sobrará tempo para sentar no sofá.
Reverência aos…
…que acreditam num ano novo de superação, de conquistas, de vitórias. Só com otimismo é que construiremos uma sociedade melhor.