A chefe do Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Júlia Langner, e o estudante Maurício Franchini participaram da 4ª Conferência Nacional de Juventude realizada em Brasília, de 14 a 17 de dezembro. Os dois foram eleitos delegados na fase municipal e depois na estadual e representaram o governo municipal e sociedade civil nas discussões do evento nacional.
“Depois de oito anos, o governo federal retomou este processo de participação social, discussão de políticas públicas para os jovens com idades entre 15 e 29 anos. A Conferência foi muito importante para retomada da construção de uma agenda com as demandas da juventude, e do olhar para a juventude”, destacou Júlia Langner ao contar que o evento reuniu mais de 1.500 pessoas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, com representatividade das juventudes do Brasil como os povos indígenas, quilombolas, das mulheres e LGBTs.
O tema da Conferência foi o mesmo que guiou a etapa municipal: “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Os jovens discutiram diversos temas como educação, saúde, trabalho, entre outros. Entre as demandas aprovadas, Júlia Langner destaca a criação do Observatório Nacional da Juventude, organização do Sistema Nacional de Juventude, incluindo o Fundo Nacional de Juventude.
Ela conta que agora as demandas serão encaminhadas para os órgãos responsáveis e serão acompanhadas com os gestores federais. Os representantes leopoldenses também tiveram agendas paralelas para levar demandas locais como a instalação do campus do IFSul em São Leopoldo e da área da saúde. Eles foram recebidos pelo diretor de Planejamento e Orçamento Participativo da Secretaria Nacional de Participação Social (SGP), Ubiratan de Souza; com o deputado Elvino Bohn Gass e com o senador Paulo Paim (PT/RS).
 
									 
					