Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 10, o contrato para concessão do serviço de transporte coletivo de Novo Hamburgo com a empresa Viação Santa Clara Ltda, de Santa Catarina. O anúncio da vencedora da histórica licitação, que era esperada na cidade há quase 30 anos, ocorreu na quarta-feira. Também assinaram o contrato a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano de Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, e o diretor-superintendente da empresa, Rodrigo Hoelzl.
A empresa terá seis meses para assumir o transporte público municipal da cidade, mas, durante a assinatura, ficou acertado que isso poderá ocorrer em abril, mês de aniversário da cidade, ou até antes. Fátima reforçou que o Município está preparando um portal com detalhes do novo sistema, além de outros detalhes para que a transição seja o mais confortável possível aos usuários.
A pedido da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, Hoelzl adiantou que os motoristas das atuais empresas terão preferência na seleção da nova concessionária e destacou que a empresa está determinada a oferecer um serviço de alta qualidade ao usuário hamburguense. “O nível técnico do edital e da concorrência mostra que o transporte público de Novo Hamburgo está sendo pensado como algo sólido para a cidade, de gestão de governo”, disse, lembrando que o serviço contará com quatro tipos de veículos: ônibus, microônibus, miniônibus e vans, ampliando as áreas atendidas atualmente.
Vários prefeitos tentaram licitar o transporte coletivo de Novo Hamburgo ao longo dos anos. “Esta licitação que concluímos é a quarta que abrimos desde 2017, o que mostra o quanto estávamos determinados”, recorda Fátima.
Detalhes
Antes da assinatura, na quinta-feira a prefeita reuniu a imprensa em coletiva para apresentar detalhes do processo licitatório, de como será a transição entre o sistema atual e a nova empresa e também as inúmeras vantagens do novo sistema. Os usuários sentirão vários benefícios com o novo serviço, como ar-condicionado em diversos ônibus, acessibilidade e rede wifi em todos eles, linhas atendendo inclusive áreas de baixa demanda, películas de proteção solar, câmeras de segurança, sistema de avaliação e botão de pânico, entre outras.
“Em nossa última reunião com técnicos do Tribunal de Contas do Estado, recebemos vários elogios e a informação de que nossa licitação será modelo para todo o País”, disse a prefeita, destacando que o tribunal acompanhou a licitação de ponta a ponta. Entre as novidades, destaque para a separação entre venda de passagens e o serviço do transporte, ou seja, diferentemente do que normalmente acontece, a empresa que fará o transporte não irá vender passagens. “Somos pioneiros nesta separação em todo o Estado. É uma nova era do transporte público em Novo Hamburgo”, disse.
Fátima frisou que, para isso, o Município está desenvolvendo um sistema de bilhetagem eletrônica, com diversas inovações, como reconhecimento facial do passageiro, acompanhamento do ônibus em tempo real pelo celular, muitos ônibus com ar-condicionado, todos com acessibilidade, películas de proteção solar e botão de pânico, além de pesquisas de satisfação com o usuário e ajustes a partir destas pesquisas. A prefeita antecipou que o Município está preparando um portal com detalhes do novo sistema para que a transição seja o mais confortável possível aos usuários.
