Aprimorar o amparo das forças de segurança e saúde às mulheres vítimas de violência. Esse é o objetivo do 1º Seminário Municipal de Fortalecimento Para a Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência. O evento será em 23 de novembro, das 8 às 12 horas, na sede do CDL Ivoti (Rua Eng. Régis Bitencourt, 1945, bairro Harmonia).
O encontro é gratuito e voltado para os profissionais que atuam nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública e sistema judiciário. Ao todo, o seminário contará com três painéis.
As palestras abordarão a estrutura da Lei Maria da Penha, os processos e fluxos do Centro de Referência da Mulher (CRM), ciclo de violência e os aspectos sociais e históricos. Ainda, dentro da conversa o acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência e a perspectiva da saúde nos cuidados e atenção às vítimas também serão assuntos.
Nomes reconhecidos no assunto comandarão os painéis. Entre eles, o delegado e titular da Delegacia de Polícia de Ivoti, Fábio Motta Lopes, a psicóloga especializada em Saúde Pública e colaboradora no CRM em Ivoti, Caroline Monique Andriolio, e a enfermeira e doutora em Diversidade Cultural e Inclusão, Maristela Cássia de Oliveira Peixoto.
A ação é realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social e da Prefeitura de Ivoti.
Confira a programação:
8h | Cerimônia de abertura com a coordenadora de Assistência Social de Ivoti, responsável pelo Centro de Referência da Mulher (CRM) e CRAS, Roberta Martins Würzius.
8h30 | Lei Maria da Penha com delegado Fabio Motta Lopes – Estrutura da lei; tipos de violência; o papel da segurança pública nos casos de violência contra
mulheres.
9h10 | Intervalo
9h30 | Centro de Referência da Mulher (CRM) com a psicóloga Caroline Monique Andriolio – Fluxos de encaminhamentos; ciclo de violência; escuta sem
julgamento; aspectos sociais e históricos; acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de
violência.
10h50 | Perspectiva da Saúde nos cuidados e atenção às mulheres vítimas de violência com a enfermeira Maristela Cássia de Oliveira Peixoto.
11h30 | Espaço para dúvidas e encerramento.
