A interpretação de artigos do estatuto da federação PSDB-Cidadania ainda vai dar o que falar em Novo Hamburgo. Afinal, de quem será a palavra final para indicar o candidato (ou candidata) a prefeito em 2024?
Quando anunciou a filiação do vice-prefeito Márcio Lüders, ex-tucano, o Cidadania disse que tem a preferência. E se agarrou ao artigo 35 da Federação: “O partido político federado que possuir como filiado o detentor de cargo majoritário municipal tem preferência para indicar seu sucessor”.
Desde lá, o PSDB tomou algumas decisões nacionais, entre elas, ter candidato próprio em cidades com mais de 100 mil habitantes. E cita o artigo 33: “Sempre que viável e possível, a Federação deve incentivar a realização de prévias entre os filiados de ambos os partidos como procedimento preferencial para a escolha de candidaturas majoritárias municipais.”
Lembra o artigo 34, em que deputado eleito com mais de 10% dos votos válidos deve ser ouvido (no caso, Lucas Redecker) e que em municípios com menos de 200 mil eleitores, já no artigo 37, “a escolha do candidato a cargo majoritário e a celebração de coligações deve ser submetida à aprovação do Colegiado Estadual da Federação”.
O artigo 35 ainda vai ter outro debate. Tucanos dizem que foi o partido que elegeu a atual prefeita, Fátima Daudt, hoje no MDB, além de quatro vereadores.
O vice-prefeito Lüders, principal nome do Cidadania no Município, entende que o artigo 35 é claro e que dá preferência à indicação e só se aplica a consulta ao colegiado estadual quando não tem essa indicação. “Basta conhecer o básico da hermenêutica jurídica para concluir”, diz.
Caravana do Planalto vem ao RS
A Caravana Federativa do governo federal está chegando ao Estado. Quem viabilizou foi a Famurs, a Federação das Associações Municipais do Rio Grande do Sul, presidida por Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. Ao invés de ir a Brasília, prefeitos e suas equipes técnicas terão atendimento direto dos ministérios. A estrutura desse evento da gestão pública já esteve na Bahia e no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, 19, durante o dia e na sexta-feira, 20, pela manhã, um braço do Palácio do Planalto estará na Fiergs. Até essa terça-feira eram 1.400 inscritos.
Além da presença de quase totalidade dos 38 ministérios do governo federal, os bancos públicos Caixa, Banco do Brasil e BNDES estarão participando. Com isso, o acesso das prefeituras a programas e linhas de financiamento, por meio de um atendimento personalizado, é facilitado.
Uma reserva muito especial
Audiência pública sobre a BR-448 em Portão. O vereador de Novo Hamburgo Raizer Ferreira (PSDB) chega no pequeno plenário da Câmara de Vereadores e só tem uma cadeira vazia, ao lado do também vereador hamburguense Gustavo Finck (PP), um desafeto político. Raizer pergunta se a cadeira estava reservada, ao que o progressista responde: “Sim, reservei pra ti.”
Claro que o assunto terminou com boas risadas, especialmente de quem estava próximo e sabe das diferenças entre ambos.
No Diretório do PSDB
Por falar em Raizer Ferreira, o tucano foi convidado pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, a integrar a chapa única que participará da convenção partidária para escolha do novo Diretório. Paula encaminhou um áudio e um texto por WhatsApp para formalizar o convite. Ela assumirá a presidência.
Gaúcho rumo ao Cidadania?

Nos bastidores políticos é dada como certa a transferência do deputado estadual Gaúcho da Geral, que é de Novo Hamburgo, atualmente no PSD. Ele tem estado muito com a deputada federal Any Ortiz, principal expoente do Cidadania. Seus assessores na Assembleia Legislativa evitam falar sobre o assunto, restrito à coordenação política. Resta saber se, em se confirmado a transferência, se Juliano Franczak, nome do Gaúcho, aguarda a janela de 2026 ou arrisca mudar agora e correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Estância tem novo secretário
O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, nomeou novo secretário de Gestão, Governança e Finanças, cargo que estava vago desde maio. Quem assume é o jornalista João Victor Torres, ex-chefe de Gabinete. Até então o próprio prefeito respondia pela pasta.
Reverência ao…
…vereador Cristiano Coller, que resgata o Prêmio Ernest Sarlet. Proposta resgata reconhecimento a professores.