Seja ela chamada de pinga, caninha, aguardente, ou as tantas outras definições, a cachaça é considerada patrimônio do Brasil. Mas não só brasileira, a bebida é também parte da história de Ivoti. E para marcar o destilado como um dos símbolos da cidade, o município ganhou a cachaça Três Flores – Ivoti!, criada por meio da união das três cachaçarias ivotienses.
Produzida com cachaça envelhecida em barris de amburana e carvalho americano, a Três Flores – Ivoti! leva 33,3% de cachaça de cada uma das cachaçarias, Bockorny, Casa Buchmann e Weber Haus. O produto foi lançado durante o 2º Festival da Cachaça de Ivoti e passa a integrar a lista de rótulos que dá à cidade o terceiro lugar no país com o maior número de marcas e registros de cachaças. O dado é do Anuário da Cachaça 2021, divulgado em 2022 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Mas a bebida não busca homenagear Ivoti somente pelo sabor, mas também no conceito visual. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura e artista que desenvolveu o conceito do rótulo, Juliano Lopes, o nome da cachaça faz referência ao título que o município leva como Cidade das Flores.
“O rótulo leva a petúnia, que é a flor símbolo da cidade e também as três cachaçarias. As cores que trabalhamos, dourado e azul, fazem uma referência às cores da bandeira de Ivoti e ainda há a ilustração de uma casa enxaimel em homenagem ao Núcleo de Casas Enxaimel, local onde ocorre o Festival da Cachaça”, explica Lopes.
A cachaça está sendo comercializada durante o Festival. Após o evento, a bebida poderá ser adquirida posteriormente com as três cachaçarias.
