Os pequenos pacientes internados na pediatria do Hospital Centenário de São Leopoldo tiveram momentos de descontração e alegria nesta quarta-feira, dia 11. O projeto Visita Pet proporcionou o encontro de três cães, um galo e uma ave calopsita com pacientes e funcionários trazendo momentos de leveza para rotina do hospital.
A visita, promovida em homenagem ao Dia das Crianças, tem como objetivo auxiliar no processo de reabilitação aos pacientes internados. De acordo com a diretora de enfermagem do HC, Fernanda Estrella, a ideia é que o projeto ocorra a cada 15 dias, como ocorria antes da pandemia. “Tem vários estudos que mostram que essa convivência com os animais ajuda a melhorar o bem-estar do paciente internado, auxiliando no estado de saúde”, explica a enfermeira.
Tais da Silva Dorneles, mãe da Maria Eduarda, 6 meses, gostou da visita pois amenizou os dias de aflição. “Ela estava internada com pneumonia desde sexta-feira, recebeu alta hoje. Estamos felizes com a visita e por ir para casa”. Já Fernanda dos Santos conta que a visita serviu de consolo para a filha que está a sete dias internada. “Ela estava um pouquinho tristinha porque achou que ia ganhar alta hoje e ficou para amanhã. Quando viu os bichinhos pela janela, ela se animou, parou de chorar. A gente adora os bichinhos, temos um cãozinho que é a diversão da casa então ela também tem saudades”, disse a mãe da pequena Sophia, de 5 anos.
Os cães foram preparados com todos os cuidados, como banho, antipulgas e vacinas pela Sempa em parceria com a clínica veterinária Central Animal Pet. O presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner, agradeceu a parceira. “Esse momento de aproximação é muito importante e dialoga com os cuidados necessários para uma melhor recuperação”. O secretário Walter Verbist, da Sempa, destacou os benefícios de proporcionar às crianças convivência com animais e também estimular a adoção dos tutelados pelo Canil Municipal.
