No domingo, 1º de outubro, as hamburguenses Sophia Ludwig Kieling (ATHB – Torres) e Letícia Grassmann Fúculo (Ginástica – NH) participaram da conquista do Campeonato Sul Americano de Handebol junto com a Seleção Brasileira categoria cadete (15-16 anos). A competição teve início no dia 25 de setembro.

A final foi disputada por Brasil e Paraguai. O Brasil venceu por 21 a 15 e se sagrou campeão. As capitãs Letícia e Malu foram responsáveis por erguer a taça. Sophia foi eleita a melhor goleira da competição.
As duas hamburguenses, que foram destaques na campanha da Seleção, atuam juntas desde a infância. Atualmente, Letícia defende as cores da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo e Sophia joga pela equipe da ATHB de Torres.

Acompanhe um pouco da trajetória das meninas até aqui.
Letícia
A trajetória da Letícia no handebol começou na escola, com a indicação do professor Marcelo, para fazer um teste na Sociedade Ginástica. Em 2017 começou a frequentar os treinos no clube, que eram no mesmo horário em que o irmão jogava futebol.
Não demorou, recebeu o convite para participar de um treino. Com o incentivo da mãe, tomou coragem e aceitou o desafio.
O começo não foi fácil, Letícia conta que era envergonhada e ficava na arquibancada sem participar das atividades. Porém, com o incentivo da família e do técnico Aristaco Fernandes, decidiu, enfim, participar do primeiro treino, que por coincidência, foi no dia do seu aniversário. “Minha mãe levou uns docinhos para comemorar”.
Ela conta que, desde então, nunca mais parou de treinar e ainda começou a participar das competições.

No ano de 2022, foi convocada pela seleção gaúcha para participar do Brasileiro de seleções, onde saíram campeãs. No mesmo ano, foi ao Brasileiro de clubes pela equipe de Torres juntamente com a equipe da Ginástica, onde também foi campeã e ganhou o prêmio de MVP (most valuable player). Ainda em 2022, representou a Seleção Brasileira no Sul Americano, na Argentina, quando o time ficou em terceiro lugar.
No ano de 2023 já participou de vários campeonatos. Letícia conta que ficou muito feliz com a convocação para defender a Seleção Brasileira cadete no Sul Americano, no Paraguai, sendo a única atleta atuando em Novo Hamburgo.
Sophia
Sophia iniciou handebol no ano de 2017 na escolinha do colégio. Ainda em 2017 convidada para fazer teste no time da Sociedade Ginástica de NH, comandado pelo técnico Aristaco.
Em 2018 passou a compor time mirim sendo goleira oficial da categoria. Em 2018 e 2019 se dedicou aos campeonatos estaduais na categoria mirim, sempre com títulos e prêmios de destaque.
Se destacando na região, Sophia foi selecionada como goleira da seleção do Rio Grande do Sul. Pela seleção do estado, foi campeã nacional no torneio de seleções da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol).

Ainda em 2023, foi convidada pela ATHB de Torres para defender o time no Campeonato Brasileiro de clubes da categoria cadete, onde o clube saiu vitorioso e Sophia consagrou-se como melhor goleira do Torneio. No ano de 2022 houve o campeonato Sul Americano em Mendoza na Argentina, onde novamente Sophia foi convocada, agora sob o comando do técnico Luan Cardoso. Neste campeonato, o time conquistou a medalha de Bronze.
No ano de 2023, participando de campeonatos estaduais, inclusive de categorias acima, como Juvenil (17 e 18 anos) e Júnior (19 e 20 anos), Sophia foi convocada para a fase de treinamentos da seleção brasileira cadete.
