Além de passar noções de combate ao fogo o objetivo do projeto também foi de passar ensinamentos de cidadania.
Cerca de 120 crianças se formaram na tarde desta quarta-feira, 14, no Projeto Bombeiro Mirim. Para a alegria das crianças, o caminhão com escada de 30 metros de altura do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo foi colocado em frente à sede da Ação Encontro, junto de brinquedos como cama elástica e pula-pula. As crianças que estavam recebendo treinamento desde agosto estão se formando hoje no projeto Bombeiro Mirim.
Os irmãos Mateus Gabriel dos Anjos Ramires, 9 anos, e Yasmin Tuani dos Anjos Ramires, 7, estavam muito felizes com o diploma em mãos. “Aprendemos a apagar o fogo e o quanto ele é perigoso. Que é preciso respeitar as pessoas. Vieram vários bombeiros brincar com a gente”, conta Mateus.
De acordo com o major Cleber Valinodo Pereira, a intenção do projeto não é formar bombeiros. “Queremos formar cidadãos. Passamos ensinamentos de respeito, cidadania, valores cívicos. Damos noções de combate ao fogo para atrair a atenção das crianças”, explica o major, contando que a iniciativa foi possível pela ajuda do Lions Terceiro Milênio. “E o nosso pessoal é voluntário. Eles vêm no horário de folga para o projeto”, diz Cleber.
O Corpo de Bombeiros levou para a Ação Encontro cerca de 50 sacolas com roupas para as vítimas da enchente.
