Três religiosos gaúchos estarão no dia 28 no Vaticano para assistir e participar de cerimônia
A Congregação Marista, na qual se inclui o Colégio Pio XII, de Novo Hamburgo, está em festa. Os religiosos maristas e gaúchos Clóvis Inácio Seibert e Vinicius Domingos Tenedini, de Porto Alegre, e Arno Griebler, de Uruguaiana, viajaram à Itália, a fim de acompanhar a uma cerimônia de beatificação de 47 maristas, que ocorrerá no domingo, dia 28, no Vaticano.
Os irmãos a serem beatificados foram vítimas das perseguições religiosas ocorridas na Espanha, nos anos 1930. A Igreja definiu-os como mártires da educação cristã da juventude. As causas serão reunidas, numa mesma cerimônia, com as de outras 451 pessoas que deram sua vida pelo Evangelho. No grupo há bispos, vários sacerdotes e seminaristas diocesanos, leigos, jovens, casados, homens e mulheres, além de outros religiosos, e religiosas.
Segundo o Superior-Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, Ir. Séan Sammon, é um fato marcante para o Instituto. “Nos é dada a oportunidade de nos unirmos à Igreja para agradecermos o dom dos mártires, particularmente desses, que partilham nossa opção de vida”, pensa.
Além disso, Sammon argumento que “O compromisso público de viver plena e radicalmente o Evangelho de Jesus levou esses homens, ora beatificados, até a experiência da cruz”, raciocina. E acrescenta, “Eles perseverando até o fim, converteram – se em sementes de vida, não apenas para o Instituto e sua missão, mas também para toda a Igreja”, afirma.
Para marcar a beatificação, o Instituto criou o lema comemorativo: Sementes de vida. A lista completa dos mártires, com fotos e biografia, entre outras informações podem ser encontradas no portal do Instituto.