O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Novo Hamburgo voltou a sofrer com o estrago constante em ambulâncias e problemas, tendo momentos em que faltam viaturas.
Os relatos de problemas foram enviados a reportagem desde o final de semana, por funcionários do serviço hamburguense.
Na manhã desta segunda-feira (5), um profissional enviou relatos a reportagem. “Hoje pela manhã, somente uma viatura estava funcionando de forma padrão”, disse ele. No pátio do SAMU, o maior registro de problemas são nos freios, motor e sirenes. A maior parte das viaturas – cerca de 4 – está em manutenção em uma oficina contratada pela Fundação de Saúde Pública, deixando o SAMU sem muitos veículos a disposição.
Outro problema constante enfrentado pelo SAMU é a falta de ar-condicionado em algumas viaturas. “Os pacientes passam calor, e algumas não tem o equipamento disponível”, registra um profissional.
Com os problemas na ambulância do Serviço, estão sendo utilizadas ambulâncias brancas da prefeitura no transporte de pacientes, contando também com o auxílio da ambulância dos bombeiros e de outras cidades do Vale do Sinos.
A cidade de Novo Hamburgo não recebe viaturas novas do SAMU há algum tempo, tanto parte do governo federal, ou estadual – são mais de 5 anos de espera. Hoje, é uma necessidade do município ter veículos novos. E, lembrando: as 2 esferas são responsáveis pelo serviço, junto ao município.
Pela falta de novas ambulâncias, a cidade estaria operando com ambulâncias emprestadas. Mais uma necessidade que aponta a vinda de novos veículos.
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo foi contatada pela reportagem, e respondeu, em nota. “O SAMU NH encontra-se com o número padrão de viaturas em atividade, uma de suporte avançado e duas de suporte basico. Uma das viaturas de suporte básico é uma ambulancia branca, pois a do SAMU esta em manutenção, sendo assim, o serviço esta sendo plenamente prestado”, diz a nota. 2 ambulâncias devem voltar a funcionar hoje.
Imagens: Arquivo/DuduNews