Muitos moradores foram afetados com a quantidade recorde de chuva, em Novo Hamburgo, neste domingo (4). Foram mais de 70 milímetros de chuva em cerca de 40 minutos, segundo a Defesa Civil Hamburguense. Em cerca de 2 horas, foram mais de 86 milímetros registrados na cidade.
Uma das consequências de maior gravidade ocorreu na Vila das Flores, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Uma casa desmoronou na rua Reinoldo Heckler, no número 201.
O acidente ocorreu por volta das 16h30. A casa, um chalé de madeira, e que fica no pé de um morro, foi atingida por um deslizamento de terra, e acabou ficando parcialmente destruída. No local, morava uma família com 5 integrantes. “Foi muito triste. E está desbarrancando mais”, disse uma vizinha a residência.
A Defesa Civil interditou a casa na noite de hoje. Segundo o comandante hamburguense, Tenente Claudiomiro da Fonseca, a família já tinha conseguido realocação para a noite de hoje. “A Defesa Civil esteve no local, e o engenheiro avaliou a casa onde esteve movimentação de massa. Como já era noite, e com as dificuldades de visão, fizemos uma primeira avaliação e análise de risco. Está casa foi isolada e interditada. Amanhã, na primeira hora, faremos uma avaliação completa e mais a fundo sobre a necessidade de outras interdições neste local”, afirmou. “Nosso engenheiro entendeu que havia o risco”, disse.
BOMBEIROS
Na rua Bruno Werner Stock, também em Canudos, a Guarnição de Novo Hamburgo, com apoio da guarnição de Campo Bom, deslocou-se para atendimento de salvamento de múltiplas vítimas que encontravam-se ilhadas em casa, devido ao alagamento causado pelas chuvas. Em uma das cenas, a água chegava a bater na barriga de um homem, que correu para salvar um cachorro. Felizmente, ambos passam bem.
Em São Leopoldo, também houveram registros de ocorrências de alagamentos na Vila Brás e em outras localidades da cidade. Em um ponto, foi utilizado um caminhão para agilizar o escoamento de água.