Era tanta mercadoria que só havia espaço para o condutor. Na manhã desta terça (29), a Brigada Militar recuperou em Portão uma carga de produtos que haviam sido roubados de uma transportadora em Novo Hamburgo horas antes. A abordagem dos policiais aconteceu na Rua Júlio de Castilhos, no Rincão, no momento em que um Fiat Uno saía de uma residência. “O condutor do veículo, logo que observou os sinais luminosos da viatura acionados, realizou manobras bruscas não condizentes com aquele contexto, levantando suspeita sobre a situação”, afirmaram os brigadianos ao registrarem ocorrência na Delegacia de Polícia de Portão.
No momento em que a polícia efetuou a abordagem se verificou que o motorista do carro, um homem de 52 anos, estava foragido do regime semiaberto do sistema prisional gaúcho. “Nós o autuamos em flagrante por roubo majorado por concurso de agentes, uso de arma de fogo e restrição da liberdade da vítima, além de adulteração do sinal identificador do veículo”, conta o titular da DP de Portão, delegado Marcos Mesquita Moreira.
Ele refere-se ao crime verificado no Fiat Uno, em que uma fita adesiva fora colocada sobre a placa original (AJT-2569), sendo adulterada para AUT-2588. Dentro do carro havia dezenas de produtos novos, em embalagens lacradas, que haviam sido adquiridos por inúmeras pessoas da região pela internet. A questão é que a carga, antes de ser levada aos verdadeiros destinatários, fora roubada da Transportadora Rede Sul Logística — empresa cujo nome está identificado nas caixas.
Contatada pela BM, a transportadora relatou que um de seus entregadores terceirizados foi alvo de bandidos em Novo Hamburgo, na manhã desta terça. O criminoso preso, por sua vez, declarou aos agentes que levaria o Uno carregado até a Vila Paim, em São Leopoldo, e receberia 500 reais pelo “serviço”.