Uma cena lamentável e absurda.
Leitores do DuduNews acionaram a reportagem nas últimas semana para relatar um caso absurso. É sobre a enorme área que abrigou a antiga Aços Plangg, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
O local, que abrigou a empresa até o fim dos anos 90 sobrevive em ruínas. O endereço da rua Bartolomeu de Gusmão está sendo totalmente vandalizado por vândalos e meliantes. “É insuportável. Eles queimam lixo, restos de fios, tudo o que podem. É lamentável”, comenta uma moradora da redondeza, que acompanha todos os dias a destruição.
No local, existe uma invasão de famílias. Não há energia, nem água, nem estrutura. Uma catadora de lixo, que mora no local, relatou ao DuduNews que ela tenta limpar a sujeira feita todos os dias. “Me dói o coração ver uma cena dessas, sim. Sobrevivo aqui, e é duro. Não consigo mais pagar aluguel. Tento limpar o que posso, levando para a Cooperativa de recicláveis o que posso”, contou ela, com vários sacos de plástico na mão, limpando a área.
No local, há colchões, restos de sofá, móveis, dentre outras coisas. E muito, muito lixo. Talvez, várias toneladas.

RESTO
O “que sobrou” da mega indústria são prédios completamente depredados e pichados por vândalos. Em um deles, tudo foi sendo roubado, aos poucos.

UMA HISTÓRIA DE GLÓRIA
A Aços Plangg foi uma das maiores empresas do país. Em 1960, no ano de falecimento do engenheiro Ignácio Christiano Plangg, o prefeito da época, Martins Avelino Santini, determinou que a rua que hoje é ocupada pelo Banco do Brasil, no centro, levasse seu nome. E descreveu: “Em 1936, fundou a atual Indústria Electro Aços Plangg S.A. Um ano antes, já havia recebido o título de cidadão brasileiro, o qual lhe fora concedido por Decreto do Governo Federal.
O Engenheiro Ignácio Christiano Plangg foi um idealizador da indústria pesada do aço, não só pela qualidade do produto, como também na sua imediata aplicação, em material rodante e de primeira necessidade no programa de mecanização da lavoura. Sem desfazer da indústria congênere e incipiente em Novo Hamburgo, a nova organização fundada pelo Engº. Plangg projetou-se rapidamente por todo o País. Hoje, os Aços Plangg são conhecidos em São Paulo, Minas Gerais e em outras unidades federadas, como um produto de qualidade superior, pela sua excepcional dureza e diversificada aplicação. Suas fórmulas conquistaram largos horizontes no mercado interno, projetando o nome do Município muito além das próprias fronteiras do País. O Engenheiro Ignácio Christiano Plangg é um autêntico pioneiro da Indústria do Aço em Novo Hamburgo. Homenageá-lo, agora, com o nome da mencionada Rua, é um dever de justiça que, como representantes do povo que somos, não nos caberia postergar jamais.”
PROJETO
Esperamos – a cidade de Novo Hamburgo, que um novo e belo empreendimento faça a surgir neste espaço. A cidade tem esse desejo. E, nossos importantes, competentes e inteligentes empreendedores farão isso.
