 Por Eduardo Schmitz, o DuduNews
          Por Eduardo Schmitz, o DuduNews
Nesta segunda-feira (16), a prefeita Fátima Daudt esteve visitando as obras do Anexo 2 no Hospital Municipal e destacou o início de estudos para adequações ao projeto e inclusão de uma ala oncológica no futuro prédio.
A estimativa é que o Anexo 2 esteja construído em até dois anos. O novo prédio terá cinco andares, a maior ampliação da história do Hospital Municipal. Os recursos já estão garantidos, mas o início das obras foi adiado em razão da pandemia. Para que fosse possível começar, foi necessário concluir as obras para transferência dos serviços de hemodinâmica e tomografia, pois é o local onde será erguido o novo prédio.
“Não é possível ficar a mercê de decisões de instituições privadas quando estamos falando de atendimento SUS”, disse Fátima.
Dentro dessa grande e importantíssima luta pela nossa oncologia 100% SUS, que começa a ecoar, é claro que fica o parêntese dos 2 anos que os pacientes com câncer terão de enfrentar, possivelmente, dirigindo-se ao Hospital Bom Jesus, em Taquara – visto que essa importante obra tem prazo de conclusão neste período.
A opção distante 43 quilômetros mostra dificuldade e desgaste, principalmente de deslocamento por parte destas centenas de doentes. E que fique claro: não é sobre o atendimento, mas principalmente sobre logística.
O governo do Estado promete estudar esse retorno emergencial – até revendo a decisão de trazer a oncologia de volta para o Hospital Regina – decisão essa que pode ser tomada em 10 dias, segundo o governador Ranolfo Vieira Júnior. Que essa decisão seja a mais humana e compatível com a parte mais importante nesse momento: as pessoas, com dignidade.
Ao mesmo tempo, o foco e a luta para a conquista de uma oncologia 100% SUS são de extrema importância. Os 2 anos que reservam essa obra também reservam uma luta importante por recursos, por parte de nossa comunidade hamburguense. A prefeita Fátima Daudt está falando em um ponto muito importante e correto: com ela, teremos a garantia de termos uma oncologia SUS. E de nunca mais perdermos essa referência.
Sabendo dessa luta e olhando para nosso passado, miramos uma história que nos orgulha em batalhar pelas nossas causas. Afinal: quantas coisas construímos aqui, desde a batalha dos nossos imigrantes no século 19, nossa luta para sermos emancipados como Novo Hamburgo, até nossos dias atuais?
Precisamos mobilizar nossa comunidade, nossos lideranças para a conquista de mais recursos para equiparar nossa futura e tão sonhada oncologia. Precisamos olhar para frente. E garantir essa obra com qualidade e estrutura.
Vamos para não só “mais uma luta”: mas, sim, uma das mais importantes e humanas da nossa história como Novo Hamburgo.
DuduNews é repórter e editor do Valedosinos.org.
 
									 
					