A qualidade da água do Rio dos Sinos apresentou melhora significativa no mês de abril. É o que mostram os dados do Programa de Monitoramento Espacial, realizado pelo Consórcio Pró-Sinos, que avalia mensalmente nove parâmetros de qualidade da água em 24 pontos representativos da Bacia do Rio dos Sinos. De acordo com o levantamento, todos os pontos apresentaram elevação nos valores do Índice da Qualidade da Água (IQA) há vários meses não registrada.
Os melhores resultados foram localizados na primeira porção, nos pontos mais próximos às nascentes do Rio dos Sinos e seus afluentes. Os destaques positivos são os pontos P1, P3, P6, P11 e P12, situados em regiões de pequenos núcleos urbanos, pouco adensados. Em todos os pontos da Porção 1, o IQA foi classificado como regular ou bom.
Na segunda porção, também se verificou o aumento do valor do IQA em todos os pontos, mesmo naqueles que tradicionalmente apresentam valores baixos. “Inclusive o novo ponto de monitoramento instalado, o P25, apresentou qualidade compatível com os pontos da primeira porção, demonstrando que o rio se regenera parcialmente no trecho entre Taquara e Campo Bom, onde ocorre um baixo adensamento urbano”, acrescenta Hener.
De acordo com o diretor-técnico, a alteração significativa do clima, com o fim do período de estiagem e o retorno das chuvas, pode ser apontada como a responsável por essa melhora da qualidade da água. “O mês de abril teve mais precipitação. A maior vazão dos cursos principais provocou uma diluição dos esgotos que são lançados sem tratamento pelas redes de drenagem urbana. Embora a gravidade do quadro de contaminação das águas tenha diminuído, ela permanece presente”, finaliza.

O monitoramento
O Pró-Sinos monitora nove parâmetros de qualidade da água (Coliformes Termotolerantes, pH, Nitrogênio, Fósforo, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Temperatura, Turbidez e Sólidos Totais) em 24 pontos representativos da Bacia do Rio dos Sinos. A partir desses parâmetros é calculado o Índice da Qualidade da Água (IQA), um número que permite uma avaliação genérica, mas significativa, das condições da água no local.
