Seis pessoas morreram e 12 ficaram feridas em um acidente no início da madrugada desta segunda-feira (28) na BR-290, em Rio Pardo. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão, que aconteceu por volta da 0h30min, envolveu um caminhão, um ônibus, um carro e uma van.
De acordo com a PRF, o caminhão — com placas de Guaíba — se deslocava do Interior para a Região Metropolitana e bateu de frente no ônibus, com placas de Vila Nova do Sul, que fazia o sentido contrário.
Com a batida, o caminhão tombou, espalhando toras de madeira na pista e prejudicando outros dois veículos. Um Fox, com placas de Cachoeira do Sul, bateu na carreta tombada na rodovia; e uma van, de São Gabriel, acabou saindo da pista.
Das seis pessoas mortas, cinco estavam no ônibus. Dez passageiros do coletivo ficaram feridos. Segundo a PRF, o ônibus e a van transportavam militares, que retornariam às funções da semana em São Gabriel.
A reportagem ouviu, de pais de jovens de militares que estavam indo ou a São Gabriel ou a Santa Maria, que os relatos dos seus filhos, em relação ao acidente com colegas, era muito triste. “Meu filho disse que um colega, que estava no ônibus, teve de ajudar outro cortado, que estava dentro do banheiro do veículo no momento do acidente”, conta o pai.
O 9° regimento de Cavalaria Blindado “João Propício”, de São Gabriel, para onde estavam indo os jovens, emitiu nota besta manhã. Quatro das vítimas foram identificadas, pelo batalhão, como sendo os soldados Lucas Rodrigo Altevogt, Silas Gabriel de Azevedo de Barros, Vinícius Bedra e Wesley da Silva Paulo. A quinta era o motorista do ônibus, Josuel Vieira Machado. A sexta vítima fatal era a caroneira do Fox, identificada como Joice Luisa Monteiro Costa. O condutor e uma criança que estavam no automóvel — que ficou com a frente totalmente destruída — tiveram ferimentos, assim como o motorista da carreta. Já na van, todos os 15 ocupantes saíram ilesos.
Imagem: Ronaldo Bernardi/RBS