A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Esteio divulgaram na manhã deste sábado (26) o resultado de uma ação fiscalizatória que ocorreu entre a tarde e a noite de sexta-feira (25) na cidade. Nove casas geriátricas denunciadas por moradores foram fiscalizadas. Nenhum nome foi divulgado pela polícia.
O objetivo da ação, segundo a delegada do município, Luciane Bertoletti, também foi verificar a situação de saúde, alimentação e aplicação de medicamentos às pessoas que estavam nos locais denunciados. Em relação às outras casas, não foram encontradas irregularidades.
Sobre o estabelecimento fechado, o proprietário foi notificado do fechamento e, a partir da próxima segunda-feira, a Vigilância Sanitária irá estabelecer e aplicar uma multa. Sobre os idosos, a delegada diz que eles ficavam em camas inadequadas, sem uma rotina exata de aplicação de remédios, além do imóvel ter vários problemas estruturais e de higiene.
Dois dos sete idosos retirados da casa geriátrica clandestina, os que tinham melhores condições de saúde, prestaram depoimento na delegacia sobre os maus-tratos. O dono do local também foi notificado para prestar depoimento e um inquérito policial foi instaurado.
Uma delas, que não tinha alvará de funcionamento e mantinha idosos em péssimas condições, foi fechada. O nome do estabelecimento não foi divulgado e sete idosos em condições de maus-tratos tiveram de ser encaminhados para casas de familiares.
Dudu News
Repórter que ama Novo Hamburgo, o nosso Vale do Sinos, o jornalismo e a vida. Conhecido como "o repórter que está onde a notícia acontece", criou, em 2016, o DuduNews, página de abrangência regional, que possui milhões de visualizações e mais de 50 mil seguidores, sendo um dos mais lidos da região. É diretor do valedosinos.org.