O governador José Ivo Sartori anunciou, na manhã desta quinta-feira (24), que não será candidato a governador nas eleições de 2022. Em vídeo divulgado nas redes sociais, e em fala com a reportagem, Sartori afirmou que “novos ciclos precisam ser abertos”.
“As eleições estão chegando e não vou deixar de cumprir o meu papel. Mas desta vez, não mais como candidato. Os ciclos mudam, novas lideranças surgem e é preciso abrir oportunidades. Eu estarei ao lado do candidato do MDB e ao lado do legado que nós começamos, de recuperação do Rio Grande do Sul. Legado administrativo, legado financeiro e legado social”, disse Sartori, no início. Ele se despede: “Sigo colaborando, pois meu compromisso com o Rio Grande continua igual. Em meu nome e em nome da minha família, agradeço a todas as demonstrações de carinho e afeto. Vamos em frente!”.
GABRIEL SOUZA
Alceu Moreira era pré-candidato a governador pelo MDB. Gabriel Souza, também. Respectivamente, deputados federal e estadual. Mas, uma ruptura interna trouxe Sartori como possível pré-candidato ao governo estadual. Agora, após a intervenção de Sartori, Moreira abandonou o “barco”, e Gabriel Souza deve ser o candidato ao governo estadual.
FÁTIMA DAUDT
Os convites para que a prefeita Fátima Daudt, atualmente no PSDB, entre no MDB, não param. Mas, Eduardo Leite poderá permanecer no PSDB, e deixar o governo do Estado nesta sexta-feira. Aí, o cenário muda, e a prefeita hamburguense pode permanecer no partido.
IRMÃOS ZUCCO
Quem está correndo por todo o estado, em pré-campanha, são os pré-candidatos e irmãos Delegado Rodrigo e Tenente Luciano Zucco. O delegado vai como pré-candidato a deputado estadual. Já o irmão, atualmente deputado federal, irá concorrer a uma vaga no pleito federal.