O desfile de 20 de setembro, em Novo Hamburgo, será marcado pelos transportes que fizeram parte da história dos gaúchos
Em comemoração à Revolução Farroupilha, neste dia 20 de setembro, Novo Hamburgo apresentará um grande evento. Assim se movimenta o gaúcho foi o tema da Semana Farroupilha e será do desfile que inicia às 9h30 na Av. Pedro Adams Filho, Centro.
As entidades tradicionalistas prometem desfilar veículos que fizeram parte da história do Estado através dos anos e auxiliaram o seu desenvolvimento, como carros e motos antigos, veículo de tração animal e até um trem.
A apresentação será aberta pelo Corpo de Bombeiros e seguida dos CTGs Tessmann, Porteira Velha, Raízes da Querência, Camboatá, Terra Nativa, Essência da Tradição, Estância da Liberdade e Lomba Grande. O evento encerra com a passagem dos cavalarianos.
O desfile Farroupilha é organizado pela Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com a Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH). O Presidente da ATNH, José Alfredo Tessmann, adianta que mais de 50 meios de locomoção vão ser exibidos.
A Patroa do CTG Porteira Velha, Rosângela Bianchi, conta que a participação da entidade vai levar as lembranças de infância para a avenida, com veículos usados pelos pequenos, como miniatura de carretas, carrinhos de lomba, cavalos de pau e triciclos.
“Vamos contar a história em blocos e mostrar para as crianças como o gaúcho se locomovia em outras épocas”, adianta.
Os festejos de 20 de setembro não encerram ao final do desfile. No Parque do Trabalhador, no bairro Rincão, ocorre o 3º Rodeio Farroupilha e o 2º Rodeio Escolar com provas campeiras e apresentações artísticas. Para o desfile, o trânsito da Av. Pedro Adams Filho será bloqueado entre as ruas Paraíba e Júlio de Castilhos, das 7h às 13h.