Leite agradeceu ao apoio recebido nas redes de amigos, eleitores e seguidores depois de afirmar ser gay no programa do jornalista Pedro Bial. ‘Não tenho nada a esconder’.
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), assumiu a homossexualidade durante entrevista concedida ao jornalista Pedro Bial, em programa que foi veiculado na madrugada desta 6ª feira (2.jun.2021).
“Nesse Brasil, com pouca integridade nesse momento, a gente precisa debater o que se é, para que se fique claro e não se tenha nada a esconder. Eu sou gay, eu sou gay. E sou um governador gay, não sou um gay governador, tanto quanto Obama, nos Estados Unidos, não foi um negro presidente, foi um presidente negro, e tenho orgulho disso”, afirmou, em trecho de divulgação do programa.
O governador do RS falou também sobre ataques que recebe de adversários por causa de sua homossexualidade: “Nesse debate nacional começa a despertar talvez maiores ataques por conta de adversários, alguns vêm com piadas, ilações, como se eu tivesse algo a esconder. Pois bem, que fique claro, não tenho nada a esconder. Tenho orgulho dessa integridade de poder aqui dizer também sobre minha orientação sexual, quem eu sou, embora devêssemos viver num país em que isso fosse uma não-questão, mas se é, está aqui claro”.
O governador, de 36 anos, assumiu seu primeiro cargo público em 2008, quando se elegeu vereador. Em 2012, foi eleito prefeito da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e é atualmente o único homem assumidamente gay a comandar um Estado.
Em seu perfil no Twitter na noite desta 5ª feira, o governador agradeceu as mensagens de apoio que recebeu após a declaração. Segundo ele, a solidariedade que está recebendo mostra que “o amor vai vencer o ódio”.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini