Apenas alguns detalhes separam o povo hamburguense da aposta de aquecer o comércio local com o turismo
Há quatro meses em construção, o Receptivo Turístico junto a Praça do Imigrante já está em fase dos acabamentos finais, como pintura, colocação dos vidros e sistema de refrigeração. Terminada essa etapa, será feito o trabalho de ajardinamento e decoração do espaço concebido para receber os turistas que chegam à cidade.
A obra contará com 320 metros quadrados de área divididos em dois andares e ainda, restaurante, mezanino, sanitários e acessos para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.
“Será nesse espaço que iremos apresentar nossa cidade aos visitantes”, explica a diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Janice Fernandes.
De acordo com Janice, o atendimento aos visitantes ficará por conta de profissionais especializados em atendimento turístico e com amplo material de divulgação. No receptivo, os turistas serão apresentados às várias opções que a cidade oferece, com destaque para o bairro rural de Lomba Grande e para a diversidade comercial, com ênfase nos calçados e acessórios.
A cidade também se prepara para receber visitantes. Essa semana, o Sindilojas anunciou o início do curso Desenvolvendo Talentos para o Comércio e também a intenção de criar uma espécie de banco de profissionais para atuarem no varejo. A iniciativa tem a parceria da Sedetur e conforme o secretário Diego Martinez, é resultado do movimento empresarial na busca de qualificação.
Martinez também afirma que com o Receptivo em funcionamento, deve aumentar a demanda do comércio. “Certamente o trabalho que realizaremos para atrair turistas à cidade impulsionará o comércio e, com isso, haverá espaço para novos profissionais”.
A diretora de turismo concorda e espera que esse aumento nas vendas já possa ser percebido no Natal, bem como o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Remi Carasai. Para ele, o CDL foi uma das maiores incentivadoras do Receptivo.
“Estávamos precisando há anos dessa obra. Ela é uma maneira de alavancar o comércio. A prefeitura está de parabéns por ter tido a iniciativa desse investimento tão importante para a cidade”, elogiou Carasai.
Gérson Jacques Müller, presidente do Sindilojas, vai além e aposta no turismo como futuro da economia hamburguense. “Estamos prontos para esse futuro. A construção do receptivo vai fazer com que Novo Hamburgo não seja apenas uma cidade de passagem”.