Conheça o sistema WLL, que permite a conexão sem fios entre as lojas e empresas responsáveis pelos cartões de crédito. A novidade facilita a vida dos compradores da festa
Já faz mais de 30 anos que o brasileiro pode contar com a facilidade de utilizar o cartão de crédito. A metodologia apresentada pelo mesmo traz vantagens tanto para vendedores quanto para compradores. E assim, a preferência pelos cartões aumenta a cada dia.
Inicialmente uma cobrança simples feita através de uma chamada telefônica entre o estabelecimento da venda e o sistema do cartão de crédito. Com a vinda da Internet, a ampliação das áreas de compra, entretanto ainda contando com uma rede ótica que conectasse a loja ao sistema do cartão de escolha do cliente.
A facilidade de poder utilizar cartões de crédito na Festa Nacional do Calçado despertou uma curiosidade: Como essa transação é possível uma vez que os estandes não têm disponibilidade de linha? Como as máquinas estão funcionando sem os fios de telefone?
A nova facilidade que permite essa transação sem fios recebe o nome de Wireless Local Loop (WLL). Ao contrário do que alguns pensam, o WLL não deve ser associado ao GPS, pois o mesmo possui um sistema de transmissão de dados através de ondas, e o GPS serve somente a fim de localização a partir de coordenadas.
E afinal, como funciona o WLL?
O Wireless Local Loop tem como finalidade conectar usuários ao sistema público de telefonia. Ou seja, sua função é exatamente a mesma da exercida pelos telefones que possuem rede.
E como que o WLL consegue essa transmissão perfeita sem precisar de toda a construção de rede já conhecida? Segundo o Eletrotécnico especialista em redes telefônicas, Luis Schuch, as ondas de rádio são as responsáveis.
“É possível que a transmissão sem fios seja feita através de ondas, a partir disso só é necessário que a não exista sombra (área de interferência). Uma vez que o satélite e o ponto alvo conseguem estabelecer contato, a transmissão é perfeita. O mesmo sistema simplifica a transmissão das tvs via satélite” complementa.
Muitos lugares já apostam em Internet via radiofreqüência. Uma vez implantada no mercado, a nova idéia já traz resultados satisfatórios e mostra que veio pra ficar. Segundo o especialista, o sistema tem tudo para dar certo, pois é eficiente e nos permite uma transmissão de dados sem falhas.