O fato de ser vice-prefeito representa economia para a cidade, já que ele terá que abrir mão de um dos salários.
A prefeita Fátima Daut decidiu indicar o vice-prefeito, Márcio Lüders, para acumular a direção-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo a partir de março. A indicação acontece após o engenheiro civil Marcus Vinicius Caberlon desistir do cargo em razão de problemas pessoais, antes mesmo de tomar posse. Lüders concordou em voltar à diretoria-geral da autarquia, cargo que já ocupou entre 2018 e 2020, para garantir que não sofram atrasos os projetos de saneamento em andamento. O fato de ser vice-prefeito representa economia para a cidade, já que ele terá que abrir mão de um dos salários.
“Infelizmente, Marcus Vinicius Caberlon, nome escolhido após rigorosa avaliação de currículos e que fez importante trabalho em Caxias do Sul, não pode aceitar o convite para assumir a Comusa. Então, propus o desafio para o Márcio, que já teve um ótimo desempenho de realizações no cargo, e ele aceitou, o que será muito bom para Novo Hamburgo”, explica a prefeita Fátima Daudt.
Para Márcio Lüders, “retornar à Comusa nestas condições, com toda a confiança da prefeita Fátima, representa trabalhar para garantir os avanços que projetamos desenvolver para a melhoria dos serviços aos hamburguenses. É uma missão que recebo da prefeita e que vou honrar”.
A gestão anterior de Lüders no comando da Comusa foi marcada por investimos em infraestrutura, pela retomada de obras para ampliar a capacidade de captação e tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Rondônia; a substituição de mais de 60 quilômetros de redes antigas de ferro e fibrocimento por tubulações de PEAD, entre outras. O período registrou o menor nível de perda de água da história da autarquia.
“Também encaminhamos a finalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Roselândia, iniciamos a ETE da Vila Palmeira, que está prestes a entrar em funcionamento, e estamos prestes a dar início à ETE do Arroio Luiz Rau, que vai dar um salto de 50% no saneamento de Novo Hamburgo”, relata Márcio, que ressalta os futuros desafios. “Para os próximos anos, o foco da Comusa deve ser a formação de parcerias público-privadas (PPP’s) para suportar os importantes investimentos em saneamento que a nossa população exige. Com mais investimentos, poderemos finalmente dar um importante salto, especialmente no tratamento de esgoto.”
Márcio Lüders assumirá em março a diretoria-geral. Até lá, responderá pelo cargo a diretora Administrativo-Financeira da autarquia Greyce da Luz. Greyce será a primeira mulher a assumir a diretoria-geral nos 22 anos de criação da autarquia.
Foto: Lu Freitas/PMNH
