“Uma vez aberto o frasco, temos apenas seis horas para aplicar as dez doses”, explicou o enfermeiro Edson Silva.
A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, esteve na Vigilância em Saúde na tarde desta terça-feira, 09, onde conversou com o enfermeiro Edson Silva, responsável pelo Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e externou seu apoio ao trabalho de vacinação contra a covid-19 no Município. “Vim parabenizar o comprometimento de todos com este momento histórico de imunização na cidade”, destacou.
Na oportunidade, o enfermeiro Edson detalhou o trabalho de imunização e como estão acondicionadas as doses. Lembrou que um dos desafios das vacinas da Oxford/AstraZeneca é que elas chegam em frascos com dez doses (diferentemente da Coronavac, que chegam em frascos com uma dose). “Uma vez aberto o frasco, temos apenas seis horas para aplicar as dez doses”, explicou.
Pela manhã, a prefeita esteve reunida com o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, quando aproveitou para verificar o andamento da vacinação e a possibilidade de acelerar o trabalho, sem comprometer o controle dos grupos prioritários que está sendo feito. O Município está organizando drive-trhu destinado a profissionais de saúde para esta quarta e quinta-feira na Fenac.
Até esta segunda-feira, 08, o sistema de registro do Estado contava com um total de 3.904 doses aplicadas em Novo Hamburgo, mas a cidade já havia aplicado cerca de 4,2 mil doses, entre primeira e segunda doses. O atraso na atualização se deve à dificuldade de prefeituras em compartilhar os dados com o sistema do Ministério da Saúde.
As prefeituras estão tendo que digitar duas vezes as informações das pessoas vacinadas, uma vez no sistema próprio e outra vez no Ministério da Saúde. Em relação ao sistema estadual, bem mais simples pois se trata apenas de números, ele é atualizado diariamente com o que foi registrado no sistema municipal até aquele momento.
A cidade já recebeu 7.417 doses para profissionais de saúde e trabalhadores e idosos de instituições de longa permanência, além de 2.966 doses para a segunda dose destes públicos. Outras 3.609 devem chegar na manhã desta quarta-feira.
Foto: Lu Freitas/PMNH
