Projeto em tramitação no Legislativo busca mais segurança criando regras para o transporte de valores
Um projeto em tramitação na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo disciplina o transporte de valores na cidade, com foco no estacionamento dos carros-fortes. A idéia é evitar que os cidadãos passem por alguma situação de risco.
De autoria dos vereadores do PTB, Renan Schaurich e Jesus Martins Maciel, a proposta estabelece que a carga e a descarga de valores, junto aos estabelecimentos econômicos, comerciais e financeiros, devem ser feitas em box próprio, se o empreendimento o tiver, ou na via pública, sendo vedado o estacionamento em fila dupla.
Na justificativa do projeto, os vereadores lembram do medo da violência que está presente em agências bancárias e outros locais que movimentam recursos financeiros. A idéia é solucionar problemas com relação à segurança dos transeuntes e consumidores destes estabelecimentos.
“Os noticiários nos mostram diversos roubos a carros-fortes onde, por motivo de assalto aos mesmos, várias pessoas ficaram feridas”, cita o texto, lembrando do caso de uma estudante universitária vítima de bala perdida, em assalto a um carro-forte em Porto Alegre, que deixou mais seis pessoas feridas.
“As empresas de transporte de valores vêm realizando seus contratos de transporte e de abastecimento de valores em horários incompatíveis com a segurança dos transeuntes que se utilizam dos estabelecimentos comerciais. Ocorre que, na maioria dos casos, os assaltantes visam os horários de grandes concentrações para facilitá-los nas fugas”, lembra.