Bairro Hamburgo Velho teve, em 2006, o maior índice de crimes contra a pessoa de toda a cidade
Um dos menores bairros da cidade é também o mais violento, considerando o número de crimes pelo total de moradores. Hamburgo Velho tem dois mil habitantes e um índice de violência superior a Canudos, com 59 mil, e Santo Afonso, com 23 mil moradores.
O bairro histórico é atingido por esta constrangedora marca se forem pegos os registros de ocorrências policiais e divididos pelo número de habitantes. Os dados fazem parte do diagnóstico da violência em Novo Hamburgo, desenvolvido por pesquisadores da Feevale, a pedido da Prefeitura Municipal.
Hamburgo Velho é o bairro que apresenta maior volume de crimes per capita no que diz respeito à lesão corporal, furto de veículos, furto a estabelecimento comercial, furto à residência, roubo de veículo, roubo a estabelecimento comercial, roubo à residência e roubo a pedestre. Já no que se refere a homicídios, a maior está no bairro São José, e o furto a pedestres no Rio Branco.
O secretário da Associação de Moradores de Hamburgo Velho, Cláudio Roberto Schaab concorda com os números apresentados pela pesquisa. Ele culpa a falta de uma abordagem maior por parte da polícia e da Guarda Municipal, objetivando coibir a ação dos bandidos. Diz que é difícil encontrar um morador do bairro que não tenha sido vítima de alguma forma de violência.
“De algum tempo para cá, está impossível de alguma família utilizar as duas praças do bairro pelo grande volume de pessoas estranhas que circulam pelo local. E ainda existe um paradão de ônibus muito mal-iluminado que tem facilitado a ação dos bandidos”, argumenta.

Schaab chama ainda a atenção para a falta de um policiamento especial sobre o Parcão, que, segundo ele, se tornou nos últimos tempos um local de esconderijo dos assaltantes. “A Brigada Militar sai de lá a cavalo, porém, existem muitas trilhas secundárias que servem para levar até as clareiras, onde os ladrões podem fazer suas reuniões com calma”, revela.
Para enfrentar a questão da falta de segurança no bairro e ainda o corte de algumas linhas de transporte coletivo que passavam pelo bairro, estará acontecendo dia 5 de setembro, às 18h30min, em lugar ainda a ser divulgado, uma sessão comunitária da Câmara de Vereadores.
Pesquisa
A pesquisa feita pela Feevale indica que em 2006, 15,63% da população moradora de Hamburgo Velho, sofreu alguma violência do tipo: lesão corporal dolosa, homicídio doloso, furto de pedestre, roubo de pedestre, furto de residência, rouba a residência, furto a estabelecimento comercial e roubo a estabelecimento comercial.
Para se ter uma idéia da violência no bairro, basta comparar com Canudos onde o índice de violência, em 2006, atingiu apenas 2,25% da população. Já no Santo Afonso, apenas 2,42% dos cidadãos foram de alguma forma agredidos em seus direitos.
Em Hamburgo Velho, o roubo a pedestre atinge 2,5% da população. Em Canudos, esse delito atinge 0,4% dos cidadãos e, no Santo Afonso, o índice é de 0,5%. O percentual mais elevado de Hamburgo Velho, registrado na pesquisa, diz respeito ao furto de veículos e atinge a 4,2% dos cidadãos. Em Canudos, o índice é de 0,2% e, no no Santo Afonso, 0,1%.
Crimes contra a pessoa em 2006 (% pela população)
Hamburgo Velho: 34 casos: 1,55%
São José: 1,43%
Centro: 1,22%
Rio Branco: 1,17%
*Considerando lesões corporais e homicídios