O Requerimento nº 32/2017, de autoria de Enfermeiro Vilmar (PDT) e Gabriel Chassot (Rede), que pede à presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), a suspensão do pagamento das diárias de vereadores e servidores por tempo indeterminado, foi aprovado nesta quarta-feira, 1º. Os autores apontam que toda a população passa por crise financeira, e que há falta de medicamentos básicos nos postos, além de outros vários problemas na rede pública de saúde.
Na tribuna, Vilmar salientou que esse é um pedido da comunidade. A presidente da Casa, Patricia Beck (PPS), frisou que defende essa medida há anos, e que um projeto nesse sentido entrará na pauta de votações em breve: a ideia é limitar o número de viagens, mantendo a possibilidade de deslocamento em casos de extrema necessidade.
Sergio Hanich (PMDB) afirmou que o requerimento é demagógico, considerando que já tramita uma matéria nesse sentido na Câmara. Raul Cassel (PMDB), Inspetor Luz (PMDB) e Gerson Peteffi (PMDB) fizeram colocações semelhantes. Professor Issur Koch (PP) disse que não viaja para economizar verbas públicas, mas que uma postura semelhante deve ser cobrada do Poder Executivo.
Entenda mais
Existe uma resolução em vigor sobre o pagamento de diária (Resolução nº 3/2014), e apenas a aprovação de um requerimento não pode alterar esse tipo de regramento. Todavia, a proposta que deve ser votada em breve terá força para, de fato, mudar as normas.
Maíra Kiefer/CMNH
