Na tarde de quarta-feira, 25 de janeiro, a Prefeita Fátima Dauth, recebeu em seu gabinete o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo, Gilberto Kasper, o diretor da qualidade da CDL NH, Everaldo Cavalheiro, e a executiva da entidade Vera Lange, o encontro também contou com a presença do chefe de gabinete Raizer Ferreira.
A visita foi para reforçar o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo ao executivo e destacar temas pontuais para entidade. Contudo, o presidente Gilberto Kasper fez questão de frisar que a CDL NH não é uma entidade política. “Estamos aqui para ajudar e sugerir”, enfatizou ele. A Prefeita deixou claro seu desejo de embelezar a cidade. Por isso, propôs que a CDL NH contribuísse, orientando os lojistas em relação ao visual das fachadas dos comércios, especialmente na área central. “Esse é um trabalho tão bonito que poderíamos fazer em conjunto”, reforçou Fátima, que informou ter realizado, recentemente, reunião com a RGE sobre a poluição visual da fiação no centro do município. A ideia foi bem recebida pela diretoria da entidade, que vai estudar formas pontuais de orientar os comerciantes. “Fico muito feliz que a Prefeita tenha essa preocupação e queira resgatar os prédios históricos que estão escondidos atrás das fachas das lojas”, argumentou Vera Lange, executiva da CDL NH.
A Prefeita Fátima destacou ainda o projeto de revitalização das praças da cidade. “A primeira a ser reformada será a Praça 20, em frente do Centro de Cultura, que vai ficar muito bonita”, disse animada.
No encontrou falou-se ainda sobre uma festa popular para Novo Hamburgo, melhor utilização dos espaços da Fenac para lazer e os feriados municipais. “Fizemos uma pesquisa na CDL NH, e sugerimos transferir os feriados de quinta-feira para segunda-feira, beneficiando assim os comerciantes que trabalham no sábado”, disse o diretor da qualidade da CDL NH, Everaldo Cavalheiro. Apenas o feriado do dia 5 de abril, quando a cidade completa 90 anos, seria mantido na quarta-feira. Confira abaixo a carta de intenções entregue para Prefeita.
A CDL NH sugere priorizar:
Proporcionar maior segurança para o comércio com uma Guarda Municipal mais ostensiva.
Formar parcerias com a CDL NH para Campanha de Natal no município.
Novo desenho de acesso à entrada de Novo Hamburgo pela Rua José do Patrocínio, facilitando o acesso de turistas que trafegam em ambos os sentidos da rodovia, através de sinalização para a área de comércio do Centro da cidade, juntamente com um plano para atrair ônibus e reativar o receptivo turístico.
Manutenção do modelo de adoção das praças e canteiros ser revista e mais efetivo para uma cidade mais limpa e bonita.
Reativação da Festa dos Povos como uma data do calendário permanente de eventos anuais de Novo Hamburgo, sendo uma festa Popular nas dependências da Fenac.
Definição das datas festivas para este e próximos anos. Para contribuir com esta ação, realizamos uma pesquisa com a diretoria da entidade, onde sugere-se manter o feriado de 5 de abril deste ano na quarta-feira, por ser os 90 anos do município, e para os próximos anos, sugerimos mudar para as segundas-feiras. Em relação aos feriados de Ascenção do Senhor e Corpus Christi propomos mudar todos para as segundas-feiras.
