Para muitos gaúchos, setembro é o mês de celebrar as raízes do povo rio-grandense ao comemorar o aniversário da Revolução Farroupilha. Em Novo Hamburgo, mais de 10 mil pessoas estiveram ao longo da Av. Pedro Adams Filho, na terça-feira, 20 de setembro, para prestigiar o Desfile Farroupilha, maior atividade da Semana do Gaúcho. Mais de 20 entidades participaram do evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com a Associação Cultural Tradicionalista de Novo Hamburgo (ACTNH). Na abertura da festividade, o prefeito em exercício, Roque Serpa, ressaltou a importância do evento no resgate das tradições do estado: “O tradicionalismo tem uma expressão forte em nosso Estado, representado acima de tudo no modo de ser gaúcho, na fibra e na determinação de nosso povo”, afirmou.
O presidente da ACTNH, Mauro Bonfada, também destacou a relevância da semana dedicada a Cultura Gaúcha. “Durante todo o ano, as entidades tradicionalistas promovem a cultura gaúcha por meio de palestras, oficinas, grupos de danças, entre outras atividades. Mas nesse período, o trabalho é intensificado”, contou. Sobre o Desfile deste ano, Bonfada mostrou-se satisfeito com o resultado. “Foi um momento de congregação entre todos. Trabalhamos muito por esse evento, e acredito que ter sido maior dos últimos anos”, afirmou.
Participação dentro e fora da avenida
A população hamburguense apoiou em peso o evento que marcou as comemorações farroupilhas no Município. Após os hinos nacional e rio-grandense, e as falas das autoridades, o desfile foi aberto pela passagem dos batedores da Guarda Municipal, seguido pelo desfile das novas viaturas entregues no dia anterior, 19 de setembro, para o projeto Escola Mais Segura. Em seguida, a Guarda Mirim levou as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Novo Hamburgo. Estiveram também presentes 27 escolas municipais, que desfilaram com seus alunos pilchados e trouxeram curiosidades sobre a cultura gaúcha à avenida. A atividade deu seguimento com a participação de nove Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), e finalizou com as alas dos carreteiros e dos calavarianos.
Fotos: ( Luana Chinazzo)