O programa Mão na Massa ofereceu consultas oftalmológicas gratuitas aos moradores do bairro Canudos
Em parceria com o Lions Clube Centro, o programa Mão na Massa ofereceu na última terça-feira, dia 24, consultas oftalmológicas a 95 moradores do bairro Canudos. A ação desenvolvida pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas) na Escola Municipal Francisco Xavier Kunst, também encaminhou 71 dessas pessoas ao Hospital da Visão para a realização de outros exames.
Se necessário, após o diagnóstico o clube de serviço doará um par de óculos, nos casos que é preciso cirurgia, o procedimento também será gratuito. A titular da Stcas, Rosinha da Silveira Gomes, destacou que esta parceria permite que as pessoas tenham a oportunidade de verificar a saúde de seus olhos. “O Lions Club Centro mostra-se um parceiro importante e interessado com os objetivos do Mão na Massa”, finalizou a secretária.
O presidente do Lions Club Centro, Geraldo Magela Queiroz, diz que a parceria com o Mão na Massa oferece mais oportunidades e qualidade de vida aos seus integrantes e familiares. “A finalidade desta ação é permitir muitas vezes que as pessoas voltem a ler um jornal, uma revista, que possam retomar uma série de outras atividades prejudicadas por problemas de visão”, explicou Queiroz.
Confira a opinião de duas beneficiadas pelo projeto:
Vera Lúcia Maia, 32 anos, dona de casa
Para ela o momento foi único, uma vez que, muitas pessoas não se preocupam com os olhos. “Se não fosse essa consulta gratuita acho que eu nunca iria me preocupar com isso”, relatou.
Eva dos Santos Rosa, 51 anos, integrante do programa
Ela acompanhou a filha e a cunhada na consulta. Eva recebeu do Lions um par de óculos e afirma que desde então é possível colocar a linha na agulha sem pedir ajuda dos outros. “Agora eu consigo costurar e fazer bainha sozinha”, destacou.
PROGRAMA
O Mão na Massa está atuando no bairro Canudos há três meses. O programa une trabalho, renda, capacitação, educação e assistência social. Nas segundas-feiras, os integrantes recebem cursos de capacitação profissional e orientações para melhorar a qualidade de vida das suas regiões.
Nas terças e quartas-feiras eles passam a ser divulgadores do programa repassando as informações recebidas para outros moradores do bairro. Para finalizar os trabalhos da semana, nas quintas-feiras ocorrem os mutirões de limpeza. No final do mês o programa concede uma bolsa-auxílio desemprego mensal no valor de R$ 100,00 em alimentos e produtos de higiene aos participantes.
