Deputado federal, vítima da tragédia em Congonhas, foi velado em Porto Alegre desde o início da madrugada
O deputado federal Júlio Redecker está sendo velado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, desde o início da madrugada desta sexta-feira.
O velório irá prosseguir até às 15 horas, quando o corpo do parlamentar, morto na tragédia com o vôo da TAM, em São Paulo, será trazido em cortejo até Novo Hamburgo. O enterro está marcado para às 17 horas, no Cemitério Jardim da Memória.
Veja imagens do adeus a Redecker
Deixe uma mensagem de fé às vítimas
Família do deputado receberá auxílio
Morte de Redecker provoca comoção
O corpo de Redecker foi identificado nesta quinta-feira e chegou ao Estado a 0h30min desta sexta-feira. No Palácio Piratini, familiares e amigos do parlamentar foram recebidos pela governadora Yeda Crusius. O velório está sendo realizado no Salão Negrinho do Pastoreio.
A partir das 14h, será celebrado um culto ecumênico, antes de um caminhão do Corpo de Bombeiros transportar o corpo até Novo Hamburgo. O Cemitério Jardim da Memória fica na rua Guia Lopes, 3609, próximo à Prefeitura, no bairro Rondônia.
A chegada do corpo do deputado ao Aeroporto Salgado Filho foi acompanhada pelo presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Secretários estaduais e deputados de vários partidos também se fizeram presentes no Piratini.
São aguardadas ainda outras autoridades, como os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, o senador Sérgio Guerra e o deputado federal José Aníbal.
Emocionada, a governadora Yeda Crusius disse que este é um momento de extrema dor pela perda repentina de um parlamentar que estava no auge da vivência política. “O que podemos oferecer, agora, é a nossa solidariedade à família e aos amigos de Júlio Redecker. Depois, como governantes e como atores políticos, vamos buscar as causas do acidente aéreo que o vitimou e também soluções que precisam ser encontradas coletivamente para que outros acidentes não ocorram. Vamos acompanhar e exigir explicações que possam conduzir a um resultado”, afirmou.
Tasso Jereissati destacou que Redecker fará imensa falta na bancada do PSDB. “Estamos tomados pela emoção”, frisou. Já Arlindo Chinaglia disse que se sentiu no dever de estar presente para homenagear um líder que foi combativo em suas idéias, mas ao mesmo tempo um homem terno, por quem desenvolvera respeito e uma grande amizade.
SEPULTAMENTO
Cerca de 1,2 mil pessoas participaram dos atos fúnebres de sepultamento do deputado federal Julio César Redecker, no Cemitério da Memória, em Novo Hamburgo, conforme estimativas do Corpo de Bombeiros. O cerimonial contou inclusive com a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia e mais de uma centena de lideranças e autoridades locais e até nacionais. Dentro de alguns minutos acompanhe mais informações e confira as fotos do cortejo.