As escolas da rede particular da região metropolitana vão ter suas mensalidades reajustadas. Em média, os reajustes podem chegar até 5,26%, taxa acima da inflação, que foi de 2,18%, entre janeiro e novembro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tendo como base o reajuste dos salários dos professores.
Nas escolas de Novo Hamburgo, os aumentos são baseados nos custos e investimentos da própria escola. No Colégio Marista Pio XII, por exemplo, o reajuste será de 4,5%.
Segundo o diretor do Pio XII, Irmão Luiz José Gerhardt, o reajuste é fixado a partir da planilha de custos da instituição, da inflação, dos investimentos na Educação que serão desenvolvidos em 2007 e do dissídio dos professores.
Já a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) terá um reajuste de 2,5% nas mensalidades em 2007. O aumento foi decidido em reunião da Diretoria da IENH com base no INPC.
“O provável aumento servirá principalmente para cobrir o aumento do valor dos salários de professores e funcionários, o dissídio em março de 2007 e para as melhorias na infra-estrutura de equipamentos e instalações”, afirma o diretor geral do IENH, Seno Leonhardt.