Secretaria de Cultura adianta algumas novidades do evento que neste ano chegará à sua 25ª edição
Anote o dia e a hora: 28 de setembro, às 19 horas, acontece o lançamento da 25ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, no Centro Municipal de Cultura. Segundo a secretária de Cultura, Helenise Juchem, que adiantou ao portal novohamburgo.org um pouco do evento, haverá uma retrospectiva dos 25 anos da feira.
No mesmo dia, será lançado o selo da cultura e amplamente divulgada a programação do evento, que esse ano tem como patronesse a escritora Letícia Wierzchowski – autora de A Casa das Sete Mulheres. Ainda durante o lançamento, haverá apresentações artísticas em torno da obra da escritora homenageada.
Segundo Helenise, ainda no dia 28 de setembro, será constituída uma mesa redonda no teatro com a patronesse, com a presença de um representante da Feevale e da Faccat (há a definição pela professora Liane Muller). Ainda está sendo aguardada a confirmação do convite feito a um outro autor. O intermediador será o ex-vice governador Antonio Hohlfeldt . O painel se chamará “Historiadores e escritores – discursos e des(construções)”.
Já está confirmada a presença de 21 livreiros no evento. Por ser uma feira regional, a procura por estandes ainda é grande. Porém, infelizmente não há mais espaços, adianta Helenise.
“Neste ano, a estrutura da feira será toda padronizada, tanto nas cores como nas obras a serem realizadas”, diz. E acrescenta: “Em 2007, estamos investindo mais na parte de escritores de obras para homenagear o livro. Porém, não descuidaremos das apresentações artísticas”, afirma.
Os organizadores têm uma expectativa muito boa de público, considerando o esforço de divulgação que vem sendo feito na região. “Dia 25 de agosto, por exemplo, teremos o Pedágio do Livro, onde um grupo de voluntário utilizará 10 pontos da cidade para entregar um folder, pedindo as pessoas que doem livros à biblioteca pública municipal e que participem da feira”.
Todos os municípios do Vale do Sinos serão convidados a visitar o evento. Para o dia 25 de julho, está prevista a realização de uma reunião com diretores e secretários de cultura da região, em São Leopoldo.
Segundo Helenise, o município aguarda um aval da ACI para promover horas de leituras nas empresas. Nestes espaços, voluntários irão até as empresas conversar e também pedir para que os funcionários compareçam ao teatro para ouvir a palestra de algum dos escritores participantes.
A organização do evento tem se reunido para acertar os últimos detalhes. No dia 23 de julho, haverá novo encontro, o terceiro reunindo as entidades parceiras, como o Conselho de Cultura, a Feevale e escolas. A idéia é dar continuidade às ações de organização.
Em parceria com o SESC será feito também o pré-lançamento da Feira do Livro, em quatro bairros da cidade, de 28 de agosto a 28 de setembro. Os bairros ainda serão definidos.
Também será reeditado o Troféu Aplauso, que orá homenagear as pessoas que se destacaram na cultura da cidade. Durante a feira, haverá ainda a hora do conto, sob responsabilidade da biblioteca municipal.