Peças de teatro, shows e outros eventos do gênero foram afetados por onda de calor. Baixa infraestrutura é tida como um dos principais problemas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Uma série de espetáculos culturas está sendo prejudicada ou até mesmo cancelada em Porto Alegre por causa das altas temperaturas. Espaços como o Centro Municipal de Cultura e a Casa de Cultura Mário Quintana já deixaram de receber atrações por causa do calor nos ambientes.
Equipamentos de climatização antigos, com pouca capacidade ou falta de manutenção, não foram suficientes para refrescar o público e os artistas, alguns chegaram a passar mal. O diretor teatral Bob Bahlis precisou ir para casa antes de uma apresentação da na sala Álvaro Moreyra, dia 22 de janeiro.
“Minha pressão baixou, comecei a passar mal e tive de ir embora”, lamenta.
Na última sexta-feira, 31, o ar-condicionado pifou durante a apresentação do espetáculo Stand Up Drama, na sala 504 da Usina do Gasômetro. Com isso, as duas sessões do final de semana foram canceladas, e outras duas peças foram riscadas da programação por falta de condições térmicas. Também foram registradas reclamações nos teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.
O ator Zé Victor Castiel, um dos responsáveis pelo Porto Verão Alegre, projeto que oferece espetáculos durante a estação, revela que os grupos foram orientados a cancelar as peças nestas circunstâncias. Ele ainda prevê mudanças para 2015.
“Vamos discutir o que podemos fazer para melhorar, nem que seja reduzindo o número de atrações”, encerra
O coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura, Breno Ketzer Saul, informou que tanto o Renascença, quanto a sala Álvaro Moreyra têm um sistema de ar central de quase 30 anos, antigo demais para ser devidamente reparado. Ele também informou que algumas medidas estão sendo tomadas, como a instalação de slips no Renascença. Mas ele ressalta que a solução virá com o projeto de reforma de R$ 2 milhões (verba sem previsão de chegar) que contempla uma nova rede elétrica e um novo sistema de climatização no Centro Municipal de Cultura.
A assessora de direção da Casa de Cultura Mário Quintana, Leila Mattos, comunicou que a partir de março ou abril, está previsto o início de obras para melhorias internas que incluem iluminação e climatização.
Informações Zero Hora
FOTO: ilustrativa / CCMQ