Presidente virá ao Estado liberar recursos do PAC para saneamento, incluindo a recuperação do rio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir ao Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira, quando irá anunciar a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo verbas para a recuperação ambiental do Rio dos Sinos.
Em Porto Alegre, Lula deverá sinalizar com mais de R$ 1 bilhão em recursos para obras de saneamento. Na semana passada, a governadora Yeda Crusius foi a Brasília para tratar da inclusão da recuperação ambiental do Rio dos Sinos no PAC.
Na oportunidade, ela conversou com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, buscando a ampliação de recursos do PAC para investimentos no Rio Grande do Sul. Yeda não escondeu a intenção de contar com verba federal do PAC também para a ampliação do metrô até Novo Hamburgo.
Quanto aos investimentos em saneamento, o portal novohamburgo.org ouviu o engenheiro Silvio Klein, ex-presidente da Comusa e atual membro do Comitesinos, que ressaltou que a verba liberada seria melhor aplicada se atacasse a poluição por esgotos domésticos já entre Campo Bom e Novo Hamburgo.