Prefeitura e Feevale divulgam na próxima terça-feira os resultados de um diagnóstico da criminalidade
A Prefeitura de Novo Hamburgo e o Centro Universitário Feevale apresentam na próxima terça-feira, dia 17, o resultado de um estudo que traçou o perfil da criminalidade em Novo Hamburgo.
O diagnóstico, que será apresentado no Gabinete do Prefeito, identifica detalhes sobre tipos de crimes, dia da semana e horários mais comuns da prática, faixa etária das vitimas e dos criminosos, locais com maior incidência de cada tipo de delito, entre outras informações.
Segundo o prefeito Jair Foscarini, a expectativa é que o estudo possa otimizar os recursos destinados à segurança, garantindo investimentos adequados e operações eficientes. A mesma pesquisa deverá ser aproveitada por todos os órgãos de segurança do Estado, que irão cópias do material.
O diagnóstico é requisito do Plano Nacional de Segurança Pública para criação de um Plano Municipal de Segurança. Apesar da determinação federal, Novo Hamburgo será a primeira cidade do Vale do Sinos a ter um diagnóstico sobre criminalidade.
Para o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, José Carlos Trevisan, o estudo possibilitará ao Município auxiliar as polícias a diminuir a violência na cidade. “Enquanto os órgãos de segurança atuam nas conseqüências, nós atacaremos as causas”, diz.