Secretário diz que é meia verdade a idéia de que o carro não pode ser recolhido com o condutor presente
Durante a sua visita à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, José Carlos Trevisan, falou sobre a atuação da Guarda Municipal e as apreensões de carros em Novo Hamburgo.
O secretário alegou que não são recolhidos muitos veículos por problemas de lacre. Disse que da atual frota de 96 mil veículos em Novo Hamburgo, há uma média mensal de duas apreensões por esta razão em 2007.
Segundo Trevisan, a Guarda Municipal recolheu 94 veículos em janeiro (nenhum por questões de lacre), 95 em fevereiro (três por lacre), 73 em março (sete por lacre), 87 em abril (dois por lacre) e 195 em maio (três por lacre).
O secretário justifica ainda as ações de recolhimento de veículos ao depósito, dizendo que é apenas meia verdade a idéia de que em nenhuma hipótese o carro pode ser recolhido se o condutor estiver presente.
“Se o problema for com o carro, como a falta de pagamento de IPVA, ou lacre rompido, o agente não poderá liberar o meio de transporte para outro motorista, considerando que o veículo deverá ser recolhido, como especifica o Código de Trânsito Brasileiro”, argumenta Trevisan.
Questionado pelos vereadores sobre as condições de trabalho da Guarda Municipal, o secretário diz que as denúncias sobre viaturas em situações precárias e da existência de guardas mal vestidos são infundadas.
Ele afirma que, no novo endereço, junto ao antigo Fórum, existe toda infra-estrutura para atender a contento o servidor municipal. Alega que houve uma reciclagem e o início de diversos procedimentos de treinamento e ações para motivações dos agentes de trânsito.
O representante do Executivo municipal também destacou que a secretaria tem 13 viaturas leves, das quais cinco estão fora de circulação por problemas mecânicos. São ainda 12 motocicletas, sendo cinco delas também estão em manutenção.