Ilhota de 200 metros foi registrada nesta quarta-feira. Fenômeno parecido foi visto pela última vez no início dos anos 70.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Uma forte atividade vulcânica submarina no Oceano Pacífico formou uma pequena ilha a cerca de mil quilômetros de Tóquio. De aproximadamente 200 metros de largura, a ilhota pertence ao pequeno arquipélago de Ogasawara (distrito de Tóquio).
Imagens feitas nesta quarta-feira, dia 20, pela guarda costeira do país mostram a união de uma coluna de fumaça branca de quase 600 metros com uma nuvem cinza. O fenômeno teria sido responsáveis pelas grandes explosões dentro do vulcão.
Esta foi a primeira erupção nos arredores de Nishinoshima em 40 anos. Em setembro de 1973, uma nova ilha chamada Shinshima-Nishinoshima surgiu devido à intensa atividade vulcânica.
A Agência Meteorológica do Japão recomenda que às embarcações fiquem em alerta ao navegarem pela região para evitar serem atingidos pelas rochas expelidas pelo vulcão. A instituição acredita que nos próximos dias deverão ser registrados alguns casos destas explosões.
Informações de Opera Mundi
FOTO: Agência Efe