Defesa Civil de Novo Hamburgo tem sobrecarga de trabalho com ocorrências provocadas pela chuva constante
As residências localizadas em regiões de encosta de Novo Hamburgo foram as mais atingidas pela chuva constante que atinge a cidade desde o fim de semana. As ocorrências vem exigindo grande esforço dos agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).
“Nem mesmo a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal tem diminuído o número de ocorrências. Mas não há enchentes ou alagamentos no Município. Nosso principal problema por enquanto são os deslizamentos de terra”, conta o Chefe de Defesa Civil, Emanuel do Santos.
Os casos mais graves foram registrados em duas casas, em bairros com o maior número de ocorrências: Rondônia e São José. O desmoronamento enfraqueceu a estrutura das casas, aumentando o risco de desabamento dos imóveis. As famílias foram removidas e estão abrigadas em casas de parentes.
Outro caso de deslizamento ocorreu na avenida Victor Hugo Kunz, entre as ruas General Daltro Filho e Frederico Metz. A via foi limpa, mas está operando em meia-pista como precaução quanto à possibilidade de novos desmoronamentos.
Conselheiros e voluntários do Comdec serão convocados para formar uma equipe de resposta 24 horas. O grupo deve ficar alerta para as chamadas da Defesa Civil e poderá auxiliar no trabalho de avaliação, reconstrução e remoção nos locais de risco.A convocação será feita na reunião do Comdec que ocorre nesta quarta-feira, às 15h, na Fenac.
Emanuel do Santos recomenda que, em caso de deslizamentos, o morador desligue a energia elétrica imediatamente. Outra dica é tocar a encosta com o dedo quando ocorrer temporais. Quando estiver úmida e “absorver” o dedo, como uma esponja, a Defesa Civil deve ser acionada.
“As pessoas acreditam que vivem numa ilha de segurança e que acidentes nunca acontecem com elas. É preciso ficar atento a qualquer movimento da natureza e ligar para a Comdec em caso de perigo”, afirma Santos. O telefone de emergência da Defesa Civil é 153. O celular de plantão 24 horas é 9964-3889.