A licitação para extensão do Trensurb de São Leopoldo à Novo Hamburgo, trancada há seis anos no TCU, pode ser aprovada no dia 17
A Comissão Especial Pró-trensurb da Câmara Municipal apresentou nesta terça-feira, dia 10, o requerimento para acompanhar a votação do processo em Brasília, que deve ocorrer no dia 17 de julho. Desde 2001 aguardando no Tribunal de Contas da União (TCU), a decisão pode estar perto do final.
Conforme o vereador Ralfe Cardoso (PSOL), que preside a Comissão Pró-trensurb, a provável data da votação foi informada pelo presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, no final da tarde da última segunda-feira, 09, em conversa pelo telefone.
A previsão era de que o pleno do TCU apreciasse o processo no dia 18, mas como entra em recesso, a votação deve ocorrer no dia anterior. “A expectativa para aprovação da licitação nunca foi tão boa”, avalia Marco Arildo.
“Estamos no momento mais importante do processo. Mais do que nunca a sociedade precisa reforçar a representatividade dessa obra para o desenvolvimento do Vale dos Sinos”, destaca Ralfe.
Uma reunião com entidades representativas na próxima sexta-feira, dia 13, defini como será a mobilização nos dias que antecedem a votação. A extensão do Trensurb de São Leopoldo à Novo Hamburgo, pode beneficiar até 50 mil novos usuários por dia, com a construção de nove quilômetros de trilhos e quatro estações.