Texto publicado pelo Diário Oficial da União nesta quinta garantirá ao paciente série de medicamentos usados para 54 tipos de tratamentos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Os planos de saúde serão obrigados a cobrirem os custos de remédios orais para tratamento domiciliar contra o câncer. De acordo com o texto, publicado pelo Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 14, a lei passará a funcionar em 180 dias.
Os seguros privados de assistência à saúde deverão garantir que seus clientes tenham acesso a 37 medicamentos orais, sendo estes utilizados para 54 indicações de tratamento contra a doença, informa a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
O projeto de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu apoio tanto dos senadores do governo, como também da oposição. Os deputados federais decidiram em votação na câmara que os planos deverão fornecer os remédios através de rede própria ou credenciada diretamente ao paciente, o mesmo valendo para algum representante legal do próprio.
A medida consta que, aqueles que já recebem o remédio ou tratamento através do SUS poderão optar entre em continuar com o governo ou optar a ser coberto pelo plano. A Senadora destacou que, atualmente, quase 40% dos tratamentos oncológicos fazem uso de medicamentos de uso domiciliar substituindo ao regime de internação hospitalar ou ambulatorial.
Informações de Portal G1
FOTO: ilustrativa / UOL