Criação do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade será votada nesta terça-feira
A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo vota nesta terça-feira a criação do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes. A proposta, de autoria da vereadora Maria Lorena Mayer (DEM) visa a promoção de ações e serviços de prevenção e controle da obesidade nos jovens.
A vereadora ressalta que o aumento excessivo da quantidade de gordura corporal aparece como um problema para com o futuro próximo da juventude. Argumenta que crianças e adolescentes fisicamente ativos e com hábitos alimentares saudáveis têm maiores possibilidades de se tornar adultos igualmente ativos, saudáveis e sabedores de seus limites.
“A finalidade da proposta é não só controlar o peso de quem já está obeso, mas também criar condições necessárias para que os indivíduos não se tornem escravos de dietas de emagrecimento, ou tornem-se dependentes de regimes desorientados. Necessitamos deixar, principalmente crianças e adolescentes, nos limites médicos de uma boa qualidade de vida”, afirma.
A criação do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes, se aprovada pelos vereadores, deve englobar ações de conscientização, a serem divididas entre as famílias, profissionais de saúde e governo.
“Com a criação de hábitos alimentares regrados, o objetivo consiste na prevenção de doenças cardíacas, hipocinéticas, diabetes, aumento dos níveis de triglicerídeos, colesterol, entre outros. Sabedores que prevenção é o melhor remédio, nos cabe, como membros do governo, orientar e planejar uma melhor qualidade de vida para o futuro de nossa sociedade”, indica a parlamentar.
O projeto prevê uma série de ações destinadas à prevenção da obesidades entre jovens até 18 anos na rede municipal de ensino e nos serviços públicos de saúde, como a realização de exame biométrico, capaz de diagnosticar a presença de sobrepeso ponderal ou de indicativos da predisposição à obesidade.
Se for diagnosticado o sobrepeso ponderal ou a obesidade, a criança ou adolescente será encaminhada à nutricionista, que realizará o acompanhamento adequado às necessidades do atendido.
A idéia é também viabilizar a criação, nos centros especializados, de um setor de prevenção e controle da obesidade infantil, destinado a promover a prevenção e o tratamento da obesidade. Caso a proposta seja aprovada pela Câmara, ela irá para análise do prefeito Jair Foscarini. Se o projeto for sancionado, o Município terá 60 dias para colocá-lo em prática.