Profissionais da área conseguirão indicar analgésicos e plantas medicinais. Medida passará a valer a partir desta quarta-feira.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
A partir desta quarta-feira, dia 25, farmacêuticos poderão receitar medicamentos que não precisam de prescrição médica. Através da resolução do Conselho Federal de Farmácia – CFF, estes profissionais vão poder receitar remédios como analgésicos e plantas medicinais, por exemplo.
A medida foi aprovada pelo órgão nove dias após o Congresso Nacional aprovar os vetos feitos por Dilma Rousseff sobre a Lei do Ato Médico. A ação define que não é preciso ser formado em medicina para poder prescrever tratamentos.
Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo – CRF-SP, Pedro Menegasso, a ação formalizará algo que já era um hábito. Conforme revelou, as farmácias devem ter um farmacêutico, desta forma, já prestam esse auxílio informalmente, porém, ele salientou que a medida não prevê o diagnóstico de doenças e a prescrição de tratamentos.
Menegasso ainda disse que a decisão de prescrever medicamentos que não exigem receita não é específica da área médica. Ele salientou que todo medicamento possui riscos e deve haver um farmacêutico para poder orientar os pacientes da forma mais adequada.
Informações de Estadão
FOTO: ilustrativa / Exame
