Mesmo com queda no número de óbitos, estudo aponta elevação no índice de infectados pelo vírus HIV no Brasil. Maior concentração da doença está na África do Sul.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Foi registrada uma queda de 38,9% no número de mortes causadas pela Aids entre 2001 e 2012 no Brasil. Ainda sim, houve um crescimento no número de pessoas infectadas pelo vírus do HIV, passando de 430 mil para 530, o que representa uma alta de 23%,informa o relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas – ONU nesta segunda-feira, dia 23.
Segundo a pesquisa, os portadores do HIV no Brasil têm vivido mais tempo em função do maior acesso aos medicamentos. O estudo mostra que no ano passado foram confirmadas 11 mil mortes, enquanto em 2001 este número era de 18 mil.
“Os portadores do HIV hoje vivem mais e melhor, é fato. Graças ao acesso aos medicamentos e ao diagnóstico precoce, que reduzem o porcentual de mortalidade. Mas isso não significa que esteja perfeito. Precisamos fazer muito mais”, afirmou Juvêncio Furtado, diretor do Departamento de Infectologia do Hospital Heliópolis e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI.
A análise ainda mostra que a queda da mortalidade causada pela doença no país é maior comparada com a da média global. Os óbitos registrados no mundo caíram 15,7%, de 1,9 milhão de pessoas em 2001 para 1,6 milhão.
Enquanto o número de mortes no Brasil é menor comparado com a média mundial, o de infectados mundialmente é menor do que a do Brasil: 17,6%. Ao todo, 35,3 milhões de pessoas do mundo possuem a doença, ante 30 milhões em 2001. Na África do Sul são 6,1 milhões.
Informações de Correio do Povo
FOTO: ilustrativa / jornaldehoje.com.br
