Julian Assange declarou que presidente “tem a obrigação de proteger o povo brasileiro” e os Estados Unidos “invadiram o território brasileiro”.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A presidente Dilma Rousseff tinha a “obrigação” de adiar a visita aos Estados Unidos, inicialmente marcada para outubro, segundo declaração do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange.
“Se não tivesse tomado essa decisão, iria ser vista como fraca”, disse o responsável pela divulgação de documentos secretos da diplomacia norte-americana. “Ela tem a obrigação de proteger o povo brasileiro.”
Da Embaixada do Equador em Londres, onde está asilado, Assange participou do Seminário Liberdade, Privacidade e Futuro da Internet. Na quarta-feira, 18, também disse que as informações sobre as atividades de espionagem das agências de inteligência norte-americana comprovam que os Estados Unidos “invadiram o território brasileiro”.
“O que quer dizer quando uma lei sai de seu território [para atuar em outro]? Que está sendo invadido por um tribunal, que está fazendo cumprir a lei em território estrangeiro,” acrescentou.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução / theguardian.com