Ações aplicadas por Novo Hamburgo foram apresentadas em reunião na capital e nesta quarta será oficializado a criação do Comitê de Prevenção na cidade
Reunião do Governo do Estado reuniu representantes de 45 municípios que foram convidados a desenvolver o Programa de Prevenção da Violência nas suas cidades. O encontro ocorreu no auditório Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana, no centro de Porto Alegre, coordenado pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, e pela coordenadora do programa, Arita Bergmann.
O titular da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes (Semtras), José Carlos Trevisan representou Novo Hamburgo no lugar do prefeito em exercício, Raul Cassel. Trevisan destacou algumas ações desenvolvidas na cidade em parceria de várias secretarias.
Algumas das ações destacadas foram: manutenção e ampliação do sistema de vigilância eletrônica, a revitalização de praças públicas, o controle e fiscalização do funcionamento das lojas de conveniências, as ações coibindo o funcionamento de bares clandestinos, o combate ao comércio informal e o programa Escola Aberta.
Trevisan enfocou ainda os programas Família em 1º Lugar e Mão na Massa, que buscam ampliar as oportunidades de educação e trabalho às famílias em vulnerabilidade social. Novo Hamburgo foi convidado a dar seu depoimento por já estar em processo avançado de implantação do Comitê contra a Violência e estar buscando ações que reduzam os índices da mesma.
O programa contra a violência foi lançado em maio deste ano e aplicado como projeto piloto em cinco cidades com os maiores índices de violência e são eles: Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo e Alvorada. Agora o programa será implantado em mais 45 municípios, totalizando 50 cidades que integram o programa.
Seu objetivo é mobilizar organismos governamentais e a sociedade civil organizada para a articulação de uma rede de prevenção capaz de reduzir a violência em 20% até 2010, e que agora passa a ser tratada também como uma questão de saúde pública.
Uma reunião na tarde desta quarta-feira, dia 27, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, deve oficializar a criação do Comitê de Prevenção à Violência. Seis secretarias já têm sua participação confirmada, Saúde; Semtras; Educação e Desporto; Trabalho, Cidadania e Assistência Social; Cultura e Turismo; e Planejamento.