Projeto de educação fiscal, iniciativa da Secretaria de Educação do Município, está se tornando exemplo
A partir das 16h de hoje, dia 21, a titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Maristela Guasselli, participa da reunião do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor para apresentar o programa de educação fiscal “Que Impostos Você Paga?” desenvolvido nas escolas da rede municipal.
O encontro será realizado no gabinete da Secretaria Estadual de Educação, em Porto Alegre. O exemplo de Novo Hamburgo sobre o tema pode integrar o projeto Educação para o Consumo Consciente que está sendo elaborado pelo Fórum juntamente com o programa estadual de Educação Fiscal, desenvolvido pelas Secretarias da Fazenda e Educação.
O programa hamburguense despertou interesse particular do Inmetro Nacional e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor em transformar o Rio Grande do Sul num estado piloto para desenvolver trabalhos sobre educação fiscal dentro das escolas e depois estender a todos os outros estados brasileiros.
O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor é uma entidade sem fins lucrativos, presidida por Alcebíades Santini, que reúne representantes de 70 órgãos civis e públicos do sistema nacional de defesa do consumidor e visa educar e conscientizar a sociedade quanto aos seus direitos e deveres como cidadãos.
O Projeto
A titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Maristela Guasselli, conta um pouco do histórico deste projeto, que vem ganhando repercussão nacional, desde a apresentação de alguns trabalhos dos alunos durante o Dia da Liberdade de Impostos.
“O projeto foi lançado em 2006 e todas as escolas municipais (desde a educação infantil), participam. Não estipulamos idade, cada um prepara o seu conteúdo de acordo com a realidade no seu bairro e a idade dos alunos”, define Maristela.
A Secretária lembra, que de acordo com a realidade local, os alunos realizaram pesquisas e entrevistas com comerciantes e empresários. “Oferecemos a formação para os professores, mas o tema desenvolvido em sala de aula, é livre”, enfatiza.
Ela declara ainda, que todos estão impressionados com o aprendizado dos alunos e a evolução do projeto. “Essas crianças certamente saberão muito mais do que nós e serão adultos mais conscientes. Pois durante as pesquisas, percebemos grande desinformação dos adultos de hoje”, argumenta.
Sobre o destaque que a iniciativa vem ganhando na mídia, Maristela comenta que o projeto foi ficando conhecido no “boca-a-boca”. “Começamos a procurar pessoas para palestrar sobre o assunto, buscando espaço e assim criando uma rede de relacionamento”, declara.
“Sempre enfatizamos que o grande apoio inicial foi do Prefeito, Jair Foscarini, que nos deu o aval para tocar em frente o projeto. Além disso, ele foi um dos nossos palestrantes sobre o assunto”, salienta Maristela.
No encontro desta tarde, a secretária, e o projeto desenvolvido em Novo Hamburgo, participam por indicação da própria Secretaria de Educação. “Contamos com parceiros muito importantes, incluindo a UFRGS, que patrocinou a montagem do livro intitulado Imposto é Assunto de Escola”, valoriza Maristela.